segunda-feira, 27 de junho de 2011

Parte 1A - Chegam os captadores

É isso aí. Chegou hoje a encomenda da Guitar Fetish. Primeiras impressões - Material bem embalado.
 A parte ruim é um cabo do captador da ponte que veio "amassadinho"... Há uma boa possibilidade de eu ter que trocar o cabo. As resistências medidas foram de 9.86K no fatboy (single da ponte que promete com o overwound 10k) e 7.20K no minitron liverpool para o braço.
Junto na encomenda veio o escudo com o recorte correto...tinha achado o cabo do captador do braço meio curto a primeira vista, mas aparentemente vai dar certo.
E finalmente a parte de utilidade pública do post de hoje. A GFS deveria disponibilizar isso em seu site ou algo do tipo, mas não encontrei em lugar algum... o "manuel" que veio com os captadores é idêntico.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Parte 1 - O Control Plate

Continuando o post anterior, o corpo e o braço já estão a caminho. Especificações e fotos assim que chegar. Com relação ao control plate, um dos detalhes interessantes da hot rod 52 é a especificação dos potenciometros: 375 Kohms. Como é dificil conseguir aqui no território tupiniquim, fiz o que o brasileiro faz de melhor: pesquisar e improvisar.

Aprendi aqui: http://www.projectguitar.com/tut/potm.htm
Durante o processo de pesquisa, na mesma página, descobri modificações de sangria de agudos.
Algumas ferramentas interessantes:
http://www.hobby-hour.com/electronics/resistorcalculator.php
http://www.sengpielaudio.com/calculator-paralresist.htm
http://www.tonieletronica.xpg.com.br/convertecap.htm
Antes de mais nada recomendo para quem vai se aventurar pesquisar e aprender sobre eletronica básica. Um dos problemas que eu encontrei é sobre a nomenclatura dos componentes. As ferramentas acima podem ajudar.
Li muito também sobre tipos de capacitores e não vou entrar na discussão sobre orange drops ou capacitores a óleo bumblebee spec, ou russos NOS. Para o presente projeto eu comprei no www.soldafria.com.br mesmo. Também tem alguns componentes interessantes no loja.multcomercial.com.br mas tem que ficar esperto na quantidade mínima de cada tipo de componente e custo de frete. No meu caso mesmo comprando 10 unidades de cada, o frete teve o mesmo preço do pedido. Outro detalhe importante é a qualidade do componente: não economize nos potenciometros e na chave. (eu até economizei, mas tem limite). Componentes de má qualidade trazem ruídos indesejados e tem vida útil mais curta. Optei por potenciometros alpha e uma chave genérica. Óbviamente Chave e potenciometros CTS são melhores. Com capacitores orange drops então nem se fala. Mas para fins de experimento fica assim.

O esquema elétrico preliminar está disponibilizado em pdf aqui: http://www.4shared.com/document/io5NI1op/esquema.html . Os captadores estão a caminho, comprados na www.guitarfetish.com: No braço o minitron liverpool http://www.guitarfetish.com/Liverpool-Minitron-Humbucker--Alnico-neck-position-_p_1943.html e na ponte o fatboy alnico overwound http://www.guitarfetish.com/Alnico-Fatbody-10K-OVERWOUND-Tele-Bridge-Pickup_p_74.html. Não dá pra negar que é interessante do ponto de vista do experimento. Originalmente pretendia usar seymour duncans, quarterpound na ponte e sm3 no braço, mas a grana nunca é suficiente.
As Imagens:

A meu ver está pronto para teste.

Um começo


Bom tudo tem um começo. Afinal, porque diabos, com o monte de guitarras "comerciais" que estão disponíveis por aí você montaria uma? Porque os preços são abusivos e as guitarras comerciais são baseadas em custo? (custo = qualidade aceitável em alguns componentes que possam "empurrar" a venda (marketing) da guitarra e duvidosa em outros ...)

Quem não gostaria de ter uma Fender ou uma Gibson? Sim. Até eu que não toco lá grandes coisas...
E quem aguenta o preço + 60% de imposto sobre importação + seja lá qual for a margem de lucro do pessoal da cadeia de vendas, tenho certeza que somando todas as margens dá mais 60% no mínimo.
Nessa uma Telecaster feita no México que custa nos EUA 499 doletas vem pra ca por mais de 3 mil fácil.

Não sou profissional mas quero tocar algo que apresente uma boa qualidade. Eis o projeto perfeito para a empreitada: Telecaster 52 hot rod.

Telecaster porque tem braço parafusado e é um projeto sólido, que já passou por gerações e cópias e continua aí. 52 hot rod porque tem um mini humbucker no braço e um stack tele na ponte.

A primeira parte do projeto é composto pelas partes compradas durante viagem a Recife. Foi duro, mas fica a dica: procurando bem, acha. A Mix Music tem em seu balcão bastante peças...Mercado Livre é uma boa opção também, especialmente se você conseguir comprar várias partes do mesmo vendedor. Porque? - Porque o FRETE MATA.

A seguir a montagem do control plate com algumas modificações.