terça-feira, 30 de agosto de 2011

Finalmentes

Bom, chegou o nut da Graphtech, o Black Tusq XL e com ele os últimos ajustes.
Depois de encordoada a guitarra eu descobri um gap nervoso nas cordas E e B na primeira casa, ou seja desnível com os outros trastes. A nota simplesmente morria.

Me aventurei em uma nova empreitada para o ajuste do problema. Usei o taco de madeira retificado e lixa 400 para "plainar" os trastes (todos). O níquel dos trastes desgasta fácil.. muito cuidado.
O traste fica achatado, o que não é bom... com uma lima nova (dessas comuns mesmo) e usando fita para proteger a escala arredondei novamente os trastes com muito, muito cuidado mesmo.. especialmente para a lima não "pegar". Para entender o "pegar" é só passar a lima numa faca temperada e em um pedaço de latão qualquer. A lima, material duro e temperado tende a arrancar material quando o material é muito mais "macio"  do que ela, ou seja, passadas com leveza pra não detonar o traste. Em todos os 21 trastes. Lixa 400 na mão. Lixa 1200 na mão. Bombril com cera de polir pra dar brilho.
 Ficou até bem alinhadinho.
Para finalizar a regulagem da ação de cordas que é bem simples feita por parafusos na ponte (ação=altura das cordas com relação à escala) tomando o cuidado de seguir o radius do braço;
Regulagem da altura dos captadores - Precisei fazer um pequeno ajuste na cavidade do captador do braço já que era para humbucker e o mini humbucker tem algumas diferenças. O captador não descia o suficiente.. desbastei um pouco da cavidade na lima mesmo, questão de milímetros. o ajuste dos captadores com relação as cordas E's ficou em 4mm.
http://edmarluighi.com.br/blog/?p=954
E finalmente pude ajustar a entonação e ver se essa ponte wilkinson compensada é boa mesmo:
http://www.youtube.com/watch?v=K3s8Aggd6ns
Sem ter que "dobrar" o parafuso do meio eu consegui ajustar a entonação da G e da D a -2 e +2 décimos de cada uma não ficou perfeito. Mas não vou dobrar parafuso nenhum por conta dessa pequena diferença. A entonação da E, B, A e E foi barabada.
Por enquanto é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário